A Assembleia Geral das Nações Unidas, para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano em 1972, definiu o dia 5 de Junho como Dia Mundial do Ambiente, sendo comemorado todos os anos em mais de cem países.
Desde então, muitas foram as acções de sensibilização para as questões ambientais: campanhas publicitárias e de divulgação; cimeiras e conferencias (Rio de Janeiro, Joanesburgo, Quioto, ... ); acções de protesto; publicação de estudos e relatórios; aprovação de legislação.
Mas todos os dias surgem relatos de atentados ambientais.
Todos os dias o Homem finge não se lembrar do princípio da "solidariedade entre gerações", onde a utilização dos recursos naturais é uma cedencia, temporária, conferida pelas gerações vindouras às actuais.
Vivemos num planeta onde a população mundial quadriplicou no último século, onde existem 815 milhões de pessoas mal nutridas e mil milhões sem acesso a água potável, onde 25% das mortes são causadas por problemas ambientais, onde se perdeu cerca de 2,5% da superficie florestal desde 1990 (a superficie florestal representa um terço da superficie do planeta), onde todos os anos o Homem destroi 0,2% das espécies do planeta.
Para este ano, as Nações Unidas escolheram o tema "Dá uma oportunidade à Terra" ("Give Earth a Chance"), tema que nos incita a todos a contribuir para curar um planeta doente. Mais do que nunca, precisamos de tomar as medidas necessárias para assegurar que o Ambiente permaneça no topo da agenda global e como Escuteiros, temos um papel importante na divulgação da protecção ambiental não só pelas palavras, mas também pela acção e exemplo.
Unamos esforços na protecção do planeta Terra. Sozinho não consigo, mas se todos ajudarmos ...
. PROCISSÃO DO CORPO DE DEU...
. PROCISSÃO DAS VELAS - PAR...
. ACARTEJO 2014 / ACANAC 20...
. RECOLHA DE ALIMENTOS NÚCL...
. DIA DE B.P. NÚCLEO S. J. ...
. "PASSAGEM DE ANO - FNA NÚ...
. Fraternidade de Nuno Álvares
. Nacional
. FNA Blogs
. Departamento Nacional de Ambiente
. Departamento Nacional de Radioescutismo
. Institucionais
. OCS online