Sexta-feira, 9 de Maio de 2008

Plano Estratégico da Direcção Regional para 2008/11


 

 


 

    Tendo a plena consciência que o Escutismo Adulto tem futuro, para que a FNA cresça de uma forma sustentada torna-se necessário a definição de linhas orientadoras: seremos nós uma associação de prestação de serviços ao CNE? Ou deveremos procurar nichos de actuação no seio das comunidades em que nos inserimos?

    Muito embora o primeiro passo para o ingresso na FNA seja o apoio ao CNE, casos existem onde a identificação com Agrupamento é ténue. Conhecendo esta realidade, é nossa intenção tornar a FNA apelativa a novos e actuais associados, dotando-os de meios e conhecimentos que possibilitem o reforço das nossas obrigações para com a sociedade e junto do CNE.
    Gostaríamos que cada associado se sentisse orgulhoso em participar no projecto de vida transmitido por BP (o serviço ao próximo sem olhar a recompensa), reflectindo os valores do Escutismo Católico e trabalhando em parceria com outras associações para a construção de um mundo melhor.
    Neste sentido, pretendemos desenvolver um conjunto de acções que julgamos serem as adequadas para que se atinjam os objectivos anteriormente referidos.
 

ÁREAS PRIORITÁRIAS DE ACTUAÇÃO


Comunicação
  Agilizar a comunicação interna e externa à FNA, privilegiando a utilização das novas tecnologias, divulgando a FNA e seus objectivos.


Interna; acompanhando as acções dos Núcleos através de contactos periódicos e promovendo a divulgação da associação com vista à angariação de potenciais associados;


Externa; promovendo a divulgação da associação e estabelecimento de canais privilegiados de comunicação com entidades privadas e públicas, de caris regional.


Imagem da FNA
   Queremos afirmar-nos como uma associação útil e reconhecida regionalmente pelos nossos valores e acções.


Junto da comunidade; valorização da imagem e utilidade da FNA através da condução de actividades no âmbito do voluntariado, enquadradas pela celebração de protocolos de colaboração com entidades regionais, públicas e privadas;


Junto do CNE; valorização da imagem e utilidade da FNA através do apoio, quando solicitado, às actividades do CNE, quer de âmbito regional quer ao nível dos Agrupamentos.


Crescimento sustentado
   Não basta crescer em efectivos, criando “um Núcleo da FNA próximo de cada Agrupamento”. É necessário que a FNA seja dinâmica e apresente uma razão para a sua existência, fortalecendo os Núcleos já existentes e incentivando a criação de novos.
Para um recrutamento efectivo de novos associados é necessário reforçar a imagem da FNA junto da comunidade e do CNE, bem como apostar na formação interna (abrangendo áreas de interesse comum e necessárias ao desenvolvimento de actividades específicas):


Actividades; realização de actividades específicas para a FNA, ou em apoio à comunidade (em parceria com outras associações), quer de âmbito regional quer apoiando a realização das mesmas por parte dos Núcleos;


Formação e actualização; identificar as necessidades de formação, quer na vertente da formação interna da FNA quer em áreas de interesse necessárias à condução de acções específicas (Protecção Civil, enfermagem, etc). Responder de forma apropriada às necessidades apresentadas pelos Núcleos socorrendo-nos das diversas valências existentes nos nossos associados;


Escutismo Adulto; apostar na qualidade do Escutismo Adulto que é praticado nos Núcleos, sublevando o espírito e o ideal escutista e moldando-o aos novos desafios da sociedade em que estamos inseridos.
 


 

tags:
publicado por DR Setúbal às 11:53

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. PROCISSÃO DO CORPO DE DEU...

. PROCISSÃO DAS VELAS - PAR...

. PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA

. ACARTEJO 2014 / ACANAC 20...

. ACARADIO 2014

. RECOLHA DE ALIMENTOS NÚCL...

. DIA DE B.P. NÚCLEO S. J. ...

. PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA

. PEDIDO DE COLABORAÇÃO

. "PASSAGEM DE ANO - FNA NÚ...

.arquivos

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Outubro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds